A Célula de Empresa é a mais importante organização de base do Partido

Publicado em .

A célula, segundo os Estatutos do Partido definem, é a “organização de base do Partido, é o seu alicerce e o elo fundamental da ligação do Partido com a classe operária, com os trabalhadores, com as massas populares, é o suporte partidário essencial para promover, orientar e desenvolver a luta e a acção de massas”.

Podem criar-se células num determinado local de trabalho, mas também num local de habitação ou outras áreas de actividade.

Embora se deva dar uma grande importância às células que se constituem nos locais de residência e outras áreas, a principal atenção deve ser dirigida para as células do local de trabalho.

Porquê? Porque o Partido é, acima de tudo, o partido da classe operária e de todos os trabalhadores. O Partido da classe que é a força motriz da transformação social, da construção de uma sociedade socialista. E é nos locais de trabalho que os trabalhadores passam uma grande parte do seu tempo e desenvolvem o seu labor, em conjunto uns com os outros. É nas empresas que, de um modo geral, se estabelecem os mais fortes laços entre os diversos companheiros de trabalho, laços que são reforçados não só pela sua posição comum de assalariados e explorados, mas principalmente pelas acções levadas a cabo em defesa dos interesses, no campo económico, no campo das condições de trabalho, no campo das liberdades e dos direitos.

É nas empresas, através da mobilização, da organização e das lutas dos trabalhadores que melhor se desenvolve a consciência de classe, que se esclarece mais claramente quem são os que estão contra as aspirações imediatas e medianas dos trabalhadores, aspirações que se conjugam naturalmente com os interesses nacionais.

É nas empresas, particularmente nas acções colectivas contra a exploração e a repressão patronais que melhor se vai compreendendo o papel e a força da unidade e da organização, a importância da luta pelas reivindicações concretas que unem os trabalhadores, a necessidade da criação de uma nova sociedade, de uma sociedade sem classes antagónicas, de uma sociedade sem exploração do homem, de uma sociedade socialista.

A célula de empresa é, por tudo isso, a mais importante organização de base do Partido.


O Secretariado da Célula do PCP da Autoeuropa


Marços 2017