Autoeuropa, carro novo, que futuro?

Depois de anunciada a garantia do sucessor do MPV actual para a Autoeuropa, ficam-nos algumas inquietações às quais não podemos ficar indiferentes:

O ex-administrador, que actualmente dirige a fábrica de Pamplona, garantiu durante as últimas negociações que a vinda deste veículo para ser cá fabricado levaria à criação de cerca de 1000 a 1400 novos empregos na Autoeuropa. Parece que actualmente, nada disso é certo, pois tudo dependerá do sucesso deste automóvel e das suas vendas.

Aos postos de trabalho que na altura forem criados, garantiu também na época o ex-administrador, que estes corresponderiam a vínculos contratuais com a própria Autoeuropa. Também aqui, parece que a empresa tem outros planos, pois esses mesmos empregos, segundo consta, serão feitos à custa de contratos de trabalho temporários com empresas externas, no mínimo nos primeiros 90 dias.

Levanta-se uma outra questão que se prende com a baixa acentuada de produção entre 2008 e 2009, segundo a administração.

Como aspecto positivo, realçamos que futuramente poderão vir a ser criadas mais 3 novas empresas no parque industrial de Autoeuropa que compreenderão, segundo informações disponíveis, a criação de cerca de 2500 empregos.

Que postos de trabalho serão estes? Será que irão fazer parte de toda a imensa e desavergonhada precariedade e repressão laboral existente em diversas outras empresas já instaladas? Estaremos atentos.