AUTOEUROPA E EMPRESAS DO PARQUE INDUSTRIAL ADEREM À GREVE GERAL

NOTA À IMPRENSA

As Comissões de Trabalhadores e Comissões Sindicais da Autoeuropa e do Parque Industrial, reunidos em 15 de Maio, decidiram declarar a sua adesão à greve geral convocada pela CGTP para 30 de Maio e manifestar todo o seu empenho para que esta acção de protesto e luta seja um grande êxito.

Apelam, por isso, a todos os trabalhadores destas empresas para que nesse dia não se desloquem à empresa e adiram à greve.

Não comparecendo, estaremos todos e cada um a dar um sinal bem claro, que estamos com os motivos que levaram à convocação desta greve geral e de que pretendemos mudar o rumo da política seguida em Portugal.

Não se trata duma greve contra as empresas mas sim uma greve com objectivos bem definidos, por isso como trabalhadores e cidadãos livres temos o direito e o dever de nos manifestar:

1. Contra a pretensão do Governo de alterar mais uma vez a legislação laboral para transformar na prática os trabalhadores efectivos em trabalhadores precários (os despedimentos passariam a ser por razões exclusivas das empresas);

2. Contra o aumento da precariedade no emprego e a redução de direitos;

3. Contra o bloqueio à contratação colectiva;

4. Contra as políticas de cortes na educação, na saúde, na justiça.

5. Contra a distribuição cada vez mais desigual da riqueza (só os três principais bancos a operar em Portugal subiram 21,84% no primeiro trimestre deste ano face a igual período do ano passado, 782,7 M€ enquanto os trabalhadores registaram a maior descida do poder de compra dos últimos 22 anos, os salários reais aumentaram 0,9% em 2006);

6. Contra a política que faz com que Portugal seja o país da EU com menor crescimento económico.

É sempre melhor prevenir que remediar

É este o momento de lutarmos para evitar que as coisas piorem antes que tenhamos que lutar para remediar quando for tarde demais.

DIA 30 DE MAIO VAMOS TODOS ADERIR À GREVE GERAL

As Organizações e Representantes dos Trabalhadores da:

Autoeuropa, Faurécia, Webasto, Inapal Plásticos, Inapal Metal, SPPM, Continental Lemmerz, DSV, Schnellecke Logística, Schnellecke Indústria, Benoac, Benteler, Vanpro, Lear, SAS, Setesa.