Amigos da Banca, Inimigos dos trabalhadores!

A Associação Portuguesa de Bancos acabou de divulgar os resultados da Banca referentes a 2009. Apesar dos lucros terem atingido 1,725 milhões de euros, a Banca deverá pagar dos lucros obtidos em 2009, apenas 74 milhões de euros de impostos, o que corresponde a uma taxa efectiva de imposto de 4,3%.
No período de 2004-2009, os lucros da Banca somaram 13,425 milhões de euros e esta pagou menos 1,818 milhões de euros de impostos do que teria pago se fosse tributada à taxa legal de 26,5%.

Enquanto o Governo PS, com o apoio do PSD, trata desta forma a banca, em relação aos trabalhadores e pensionistas a carga fiscal dispara agravando ainda mais as suas já difíceis condições de vida.

Só o aumento de 1 ponto percentual na taxa de IRS que incide nos rendimentos tributáveis até ao 3º escalão (€ 17.979,00) e de 1,5 pontos percentuais nos escalões superiores, determina que o valor das retenções feitas aos trabalhadores aumente por ano cerca de 653,7 milhões de euros, sendo 318,2 milhões de euros feitas aos trabalhadores com rendimentos tributáveis até €17.979,00 / ano.
É de facto uma política de classe.