Ano de Reivindicação, por melhores Salários e Trabalho com Direitos

Este ano, a VW Autoeuropa (depois de várias estimativas!) prevê concluir a produção acima das 99 mil unidades, o que representa um aumento de cerca de 16% em relação ao ano anterior. Na comunicação da administração aos trabalhadores foi avançada a estimativa relativa a 2011 de cerca de 110 mil unidades (mais 11%), o que representará uma produção estável, sem oscilações ao longo dos meses. A empresa procedeu recentemente à contratação de cerca de 700 trabalhadores precários (temporários e a termo), o que significa um acréscimo de força de trabalho bastante significativo para fazer face ao aumento de produção e ao gozo de férias individuais. A maioria destes trabalhadores ocupa postos de trabalho permanentes mas sem contrato de trabalho efectivo.

Teremos a seguir às férias o início do processo negocial do Caderno Reivindicativo cujo desfecho deverá reflectir a satisfação dos anseios dos trabalhadores, nomeadamente o crescimento dos salários e outras questões de carácter pecuniário e social, assim como a defesa dos direitos colectivos.

Perante mais uma perspectiva anunciada de crescimento da produção, deverá o futuro imediato da VW Autoeuropa consagrar o efectivo e indispensável crescimento dos postos de trabalho. Exigisse que estas contratações sejam directamente feitas pela VW Autoeuropa, começando já pelos trabalhadores temporários contratados, para que haja uma verdadeira diminuição da precariedade laboral. Não bastam anúncios publicitários para evidenciar uma marca de referência. Apostar em melhores condições de trabalho, na valorização dos salários e no emprego com direitos é apostar na qualidade do produto final e num futuro melhor.
Boas férias

A célula dos trabalhadores comunistas da Autoeuropa deseja a todos os trabalhadores e seus familiares umas boas férias merecidas após um árduo ano de trabalho.