Novos Horários com «nuvens negras»?

Publicado em .

A administração da VW Autoeuropa comunicou aos seus trabalhadores a intenção de alterar o horário de trabalho semanal da àrea das Prensas em Novembro próximo e para as restantes áreas de produção no início de 2018.


Em causa está a intenção de transformar uma das folgas semanais (dia de descanso suplementar) até agora fixa ao sábado, numa folga rotativa durante a semana. Ou seja, os trabalhadores passariam a usufruír de um fim de semana completo livre para as suas actividades lúdicas em família, culturais, desportivas, sociais, etc, apenas ao fim de… 6 semanas!

Para os trabalhadores da VW Autoeuropa o trabalho efectuado aos sábados, domingos ou feriados foram sempre considerados como trabalho extraordinário, tal como está estabelecido na lei.

No momento em que muitos trabalhadores transmitem aos seus camaradas de trabalho que acabam de entrar na empresa todo o seu conhecimento e experiência acumulado ao longo de mais de 2 décadas árduas, em que preparam o futuro com todo o empenho colectivo que lhes está neste momento a ser requisitado, este anúncio significa trabalhar mais com menos direitos, menos regalias e, naturalmente, rejeitam-no com protesto.

A comunicação efectuada esta semana, inevitavelmente, reavivou o ambiente de descontentamento e revolta generalizado que se viveu internamente no final do ano passado.

Os trabalhadores que constróem o prestígio da VW Autoeuropa e que com toda a sua competência comprovada garantirão o seu futuro com sucesso, exigem outra solução que tenha em conta os seus interesses. Estamos certos que estes saberão qual a resposta mais adequada.