Perante os bons resultados, Exigimos ser compensados

Foi anunciado que a construção do novo modelo Sharan será feito na Autoeuropa. Segundo a administração, abre-se a perspectiva de crescimento do número de trabalhadores directos (1500 a 2000?) para uma produção de cerca de 800 carros/dia, em regime de 3 turnos, caso seja atribuído um quarto modelo;

No final do ano passado a VW anunciou um investimento de cerca de 540 milhões de € até 2010 na unidade de Palmela;

Recentemente foram divulgados alguns resultados da empresa em relação ao ano de 2007. - Aumento de 14,4% do volume de produção para um aumento de cerca de 4,7% do número de trabalhadores;

- Aumento da produtividade por trabalhador em 23,2%;

- Redução de custos de cerca de 3,51 milhões de euros, representando uma poupança de 227€/carro;

- Entregas “a tempo e horas” de 96,9% dos veículos;

- A VW foi considerada «a melhor marca» na feira de Los Angeles Auto Show, tendo o EOS sido premiado entre os «10 melhores».

- Os trabalhadores da Autoeuropa são os mais assíduos das 27 fábricas da Europa, assumindo o 1º lugar;

Este resultados revelam o empenhamento dos trabalhadores.

Cumprimos, atingimos elevados índices de produtividade, mas perdemos poder de compra.
 Ou seja, estamos satisfeitos por sermos considerados os melhores da Europa.

Mas estamos insatisfeitos por sermos os mais mal pagos da Europa.

O ano de 2008, foi iniciado pelo Governo PS com um aumento brutal dos preços de bens e serviços, vai ser o ano de reivindicação dos trabalhadores da Autoeuropa, que terá que ser exigência para que os resultados se reflictam nas condições salariais e sociais dos trabalhadores de forma a recuperarem o seu poder de compra.