Eleições para a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa
Decorreram no passado dia 27 de Março as eleições para a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa.
A célula do PCP congratula-se com os resultados obtidos pela lista unitária, a qual tem vindo a aumentar de uma forma significativa a sua votação.
No biénio de 2004-2006 obteve 183 votos, passando para 321 votos no biénio de 2006-2008. Nas eleições do passado dia 17 a lista unitária obteve 549 votos, o que significa uma subida de 228 votos, e corresponde a um aumento de 7.7% sendo a única que aumenta em termos percentuais.
Estes resultados traduzem uma evolução muito positiva, dado que um número cada vez maior de trabalhadores assimilaram a mensagem transmitida pela lista unitária através do seu lema — "Defender e Reforçar Direitos".
A Administração da AE procura construir diariamente, (utilizando instrumentos) todo o seu edifício de sentido e de domínio ideológico sobre os trabalhadores.
A caracterização geral da comunicação da empresa passa pela tentativa de reconstruir a realidade de exploração procurando substitui-la por uma realidade mítica, em que não existe nem explorados nem exploradores.
A Administração procura impor o domínio ideológico e simbólico aos trabalhadores para assim se tornarem mais frágeis as defesas à intensificação da exploração procurando mesmo transformá-los em instrumentos activos mas não conscientes da sua própria exploração. Estas eleições vieram confirmar que cada vez mais um número significativo de trabalhadores não se deixam envolver nesta teia.
Os trabalhadores são tratados por colaboradores, só que tal como a lista unitária denunciou, o aumento de produção em 2007 foi de 14,4%, os lucros do grupo VW aumentaram 40,3% e os trabalhadores perderam direitos e viram o seu poder de compra reduzido.
A célula do PCP assume perante todos os trabalhadores da Autoeuropa que continuará a desenvolver um trabalho sério e determinado na defesa dos direitos dos trabalhadores e prosseguirá a batalha ideológica, combatendo a estratégia e os objectivos da Administração.
Setúbal, 2 de Abril de 2008