Autoeuropa sem Lay-Off
Não vai haver Lay-Off na Autoeuropa em 2009. Depois de semanas seguidas de enorme pressão e clima de chantagem sobre os trabalhadores ao qual estes responderam com firmeza na defesa dos seus direitos, a administração viu-se obrigada a recuar totalmente em toda a linha de ofensiva que jogou violentamente sobre estes. Não faltou quem quisesse responsabilizar os três militantes comunistas membros da CT/Autoeuropa, primeiro pelo chumbo do acordo e depois pelas consequências que alegadamente viriam cair sobre os trabalhadores.
O resultado desta situação é fruto da luta do colectivo de trabalhadores da Autoeuropa que, ao contrário do que alguns pretendem fazer crer, não são manipuláveis pois, para além de terem braços para trabalhar, também têm cabeça para pensar. Pensaram, decidiram com coragem e dignidade, e derrotaram o ataque da administração.
Nós afirmámos e justificámos que se tratava de uma atitude puramente política da parte da administração.
Estivemos sempre com os trabalhadores, enquanto outros tomaram opções bastante duvidosas.Os Trabalhadores devem retirar ilações de todo este processo.
No entanto, tal como os trabalhadores devem tirar ensinamentos desta batalha, também a administração o fará e é expectável que brevemente esta pretenda recuperar o que perdeu nesta derrota. É objectivo antigo da administração da Autoeuropa alargar a semana de trabalho de 5 para 6 dias, reduzindo o pagamento do trabalho aos sábados, e esta voltará à ofensiva e delineará nova estratégia para atingir esse fim, tal como ficou expresso nas palavras do director-geral na última reunião de comunicação feita aos trabalhadores. Os trabalhadores da Autoeuropa saberão responder, como sempre, às situações que se apresentarem em cada momento. Estamos certos disso.