"fundos de reforma"

Diziam ontem os nossos média que o governo se prepara para alterar o sistema de segurança social permitindo às empresas que criem "fundos de reforma" para os seus trabalhadores. Mas como?

Dizem os mesmos media que seria : as empresas negoceiam com os trabalhadores um aumento salarial e depois parte desse aumento reverte para o tal fundo.

Traduzindo :

-são os mesmos a pagar ou ainda mais esmiuçado

-serão os trabalhadores a pagar as suas reformas depois de todos os meses descontarem para as mesmas. Não custa nada à empresa nem ao estado. Perfeito.

Outros sistemas existem por esse mundo em que a empresa contribui para o fundo exactamente o mesmo que o trabalhador quiser descontar ou que o valor ou parte do valor das horas extras seja canalizado para esse fundo e depois gozado quer em dinheiro quer em redução do tempo para a reforma. Isso é repartir as despesas pelas partes. Agora, e se for assim como dizem em Portugal, toca tudo ao mesmo isto é a quem já desconta 11% ao mês para a S.Social. Já estamos habituados a quem assim seja.