PELO QUE PRODUZIMOS MERECEMOS SER COMPENSADOS

Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram o seu caderno reivindicativo em Plenários, nos quais participaram milhares de trabalhadores e mandataram a Comissão de Trabalhadores para negociar com a Administração as suas propostas.

Decorreu já algum tempo, e a Administração tem surgido surpreendentemente ou não, com informações sobre o processo negocial.

Mas chamamos a atenção, que foram informações sem sumo, aliás como parece que o seu comportamento no processo negocial se resume a um limão seco.

Ou seja, quando os trabalhadores estão a ser espremidos, com a empresa a trabalhar em pleno, a alcançar e ultrapassar os seus objectivos, a Administração tem uma postura como se a empresa tivesse em crise.

O que é uma negociação?

Uma negociação pode cumprir um papel importante no sistema económico e social da empresa e por outro lado, proporcionar aos trabalhadores negociar direitos, regalias e compensações sobre o trabalho que produzem do qual resulta mais valias para a empresa.

O foco está no alcance de objectivos mútuos para os envolvidos.

Ora o que parece que está a conhecer nesta negociação é que o foco da Administração é só o lucro da empresa e dar apenas migalhas aos trabalhadores. Isto não é negociação!

Algumas interrogações se devem começar a levantar:

- Quais os objectivos da Administração?
- Que respeito pela conduta séria dos trabalhadores?
- Que tortuosos caminhos a Administração pretende percorrer?

É bom que a Administração saiba que a maior riqueza da empresa são os seus trabalhadores!

Aguardamos com expectativa os resultados, nos próximos dias e qual a postura da Administração.

Da parte dos trabalhadores é fundamental manterem a sua unidade, à volta das suas Estruturas Representativas, porque é isto que os torna mais fortes, para combater resultados que não sejam justos e compensatórios e não se coadunem com o esforço que os trabalhadores estão a desenvolver em prol da empresa.