Maior Volume de produção, mais e melhor emprego

A produção estimada para o ano 2011 ronda as 121 mil unidades, prevendo-se, já para breve, novo aumento da produção diária. Acompanhando este aumento de produção, várias centenas de trabalhadores temporários laboram diariamente lado a lado com os cerca de 3645 trabalhadores da VW Autoeuropa, há já largos meses, tendo em conjunto, garantido o sucesso dos resultados do último ano da empresa. Com uma produção superior garantida até final deste ano, caiem por terra toda e qualquer justificação para a continuidade de existência de trabalhadores temporários (precários). Se a justificação para a sua contratação foi falaciosa aquando da sua entrada, menos sentido faz no momento actual, em que estes trabalhadores precários garantem a mesma qualidade e quantidade de trabalho que os seus companheiros de trabalho da VW Autoeuropa, dentro da produção corrente da empresa que esta prossegue de forma permanente.
O aumento da produção obrigará a uma gestão que consiga garantir as entregas a "tempo e horas" (just-in-time) sendo inevitável a necessidade de reforço das equipas e em certos casos, a criação de novas estações de trabalho. Os trabalhadores temporários são fundamentais neste sentido, pelo que se reclama a imediata passagem destes a contrato de trabalho directo com a VW Autoeuropa assim como o aumento do quadro de pessoal da empresa.
Recentemente foram divulgados dados de grande relevância relativos à VW mundial: 2010, ano do maior lucro de toda a sua história; Tendo alcançado o resultado líquido operacional de cerca de 7,1 mil milhões de euros e um lucro de cerca de 6, 84 mil milhões de euros, este somatório poderá ser considerado o maior de toda a indústria automóvel internacional.
Mais e melhor emprego são a justa reivindicação dos trabalhadores da VW Autoeuropa que, de forma determinante, contribuíram para estes resultados alcançados pela Volkswagen a nível mundial.