Corrupção, Pobreza e Exploração encerram 2014! Só os Trabalhadores podem mudar 2015!
2014 aproxima-se do seu fim e com ele mais um fatídico ano para a vida dos trabalhadores portugueses. Fatídico pela política que foi levada a cabo pelo actual governo PSD/CDS de braço dado com a troika estrangeira, com a ámen do Presidente da República e a cumplicidade do PS.
A encerrar este ano ficou a aprovação do OE 2015 e com ele ficam os cortes nos salários e pensões, redução da protecção na doença e desemprego, menos direito à saúde e educação, mais impostos sobre os trabalhadores e menos sobre os grupos económicos, novas garantias à banca e mais privilégios para o capital. Esta foi uma autêntica política de empobrecimento e exploração que caracterizou negativamente 2014.
Mas também a encerrar 2014 de forma muito sombria estiveram os escândalos de corrupção e processos de averiguação judicial que deixaram de ser acontecimentos esporádicos para passarem a ter contornos sistémicos. A sucessão de actos ilícitos e investigações de actos de corrupção não são obra do acaso. A progressiva degradação da situação política anda a par da degradação da situação económica e social e a política de direita é a principal responsável, pois é nela que radica a génese da corrupção. Privatizações e protecção à evasão fiscal, cumplicidade na política financeira da banca, proliferação da economia de especulação, parcerias publico-privadas e contratos "swap", eis os ingrediente para a vergonha a que temos assistido nos últimos tempos.
É preciso mudar, é preciso uma política de esquerda e patriótica que defenda os interesses colectivos dos trabalhadores e do Povo português em detrimento dos interesses dos grandes capitalistas. É preciso uma política de transparência que reponha a verdade, que faça funcionar a justiça. É preciso uma política de seriedade e dignidade que levante o País do lamaçal que há 38 anos PSD, CDS e PS vêem atolando Portugal.
2015 será ano de luta e eleições legislativas e aí só os trabalhadores e o povo podem mudar definitivamente o rumo com que estamos a ser conduzidos. O país precisa de uma verdadeira mudança, para tal o PCP conta com os trabalhadores e os trabalhadores podem contar com o PCP.